quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Reciclagem: caminhando para um mundo sustentável

Responsabilidade - Conjunto Nacional um dos primeiros a trabalhar com reciclagem no Brasil
Pouco se ouvia falar sobre Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável ou Preservação do Meio Ambiente quando o Conjunto Nacional resolveu assumir integralmente a responsabilidade do destino do seu próprio lixo. Até 1984, o edifício tinha um grave problema com a circulação do seu lixo que era depositado no subsolo, o que ocasionava um grande acúmulo de resíduos causando desconforto entre os moradores e lojistas do local.

O Conjunto Nacional foi um dos pioneiros a trabalhar com reciclagem no Brasil. Há 17 anos, criou o programa permanente de coleta seletiva. Atualmente, o edifício tem um posto de entrega voluntária para vários edifícios da região, considerado modelo na cidade de São Paulo. Para Mônica Novas, assessora do Conjunto Nacional, este é um resultado de um trabalho de muita dedicação, “O êxito dessa iniciativa depende da participação de todos, tanto moradores quanto lojistas que são responsáveis em separar o seu lixo. Todos os resíduos produzidos no edifício são diariamente recolhidos e encaminhados para a central da coleta seletiva, que fica no 2° subsolo.”

Reaproveitamento - Peças artesanais feitas com materiais recicláveis

O Conjunto Nacional gera cerca de quatro toneladas de resíduos, todos os dias. João Pereira, funcionário da central coletiva, conta como funciona este processo: “Todo o lixo reciclável é pesado, depois armazenamos em baias separadas até serem retirados pelas empresas contratadas. O lixo ambulatorial e as lâmpadas fluorescentes são acondicionados separadamente, em recipientes fechados.Já o papelão, o plástico e alumínio são compactados por esta prensa e embalado em fardos”, explica.

São reciclados, aproximadamente 17 toneladas de papel, plástico, vidro e alumínio, todo mês, cerca de 17% do lixo coletado. Mônica afirma que se a separação dos resíduos não for feita pelos próprios moradores e lojistas do edifício, a central seletiva não separa o lixo orgânico do reciclável, “adotamos este princípio que deu muito certo aqui, queremos preservar o pessoal da Central dos riscos como ferimentos com vidros e materiais ambulatoriais infectados”.

A empresa Aparas São Judas está no mercado há mais de 30 anos e tem como principal atividade à coleta e seleção de todos os tipos de papéis. Atualmente, vem desenvolvendo método de preparação para a futura transformação do papel reciclado. Para Roberto Silva de Souza, diretor de compras e Meio Ambiente a reciclagem é preciso, além de ser fundamental para a qualidade de vida das pessoas e para o Meio Ambiente: “Nós não trabalhamos com a reciclagem bruta e sim com a coleta seletiva de todos os tipos de papeis como jornais, revistas, livros e papelão. Nossa função é preparamos este material, trituramos e enfardamos. Depois deste processo, encaminhamos para as empresas que fazem a reciclagem”.

Produção - Preparação dos materiais para o processo de reciclagem

Ele ressalta que apesar de todos os benefícios que a reciclagem proporciona à natureza não recebe apoio do governo, “Não vou ser hipócrita, toda empresa visa o lucro e, infelizmente aqui no Brasil não é fácil trabalhar com reciclagem. Há pouco investimento e incentivo por parte do governo que nos cobra muitos juros, no entanto, nosso objetivo é crescer cada vez mais no mercado, a reciclagem é muito importante pra nós e para a natureza, por meio dela evitamos que muitas árvores sejam cortadas”, enfatiza.

Segundo Celso Diamante, coletor de reciclagem, antigamente a sociedade não dava muito valor para quem trabalhava com coleta seletiva. Ele conta que já sofreu preconceito: “tinha preconceito porque achava que era coisa de lixeiro, achavam que só pessoas bem pobres mexiam com reciclagem, hoje, que se fala de desenvolvimento sustentável e tem muita firma grande empenhada neste tipo de trabalho”.

Há 35 anos trabalhando com reciclagem, para Diamante ainda falta conscientização da população e mais incentivo do governo: “cada um deveria se conscientizar e fazer da coleta seletiva uma tarefa diária, separando o papel, o plástico, o ferro o alumínio, existem empresas que retiram no lugar e pagam por isso. Um pneu pode ser reaproveitado através da reciclagem, tem varias coisas que já se faz com pneu velho como, por exemplo sapatos, sandálias, asfalto e até combustível enquanto ele poluía o meio ambiente ficava jogado, criando mosquitos da dengue. Agora está sendo aproveitado e gerando renda para muitas empresas.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original, transformando a matéria-prima em um novo produto, “a população tem que reduzir o consumo e a quantidade de lixo, desperdiçando menos; reutilizar os materiais reciclando-os transformando-os em um produto para ser reciclado”, finaliza Diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário